[7 DICAS] Tudo o que você saber antes de comprar um barco

 

Trouxemos [7 DICAS] sobre tudo o que você deve saber antes de comprar um barco, pois comprar um barco é o desejo de muitas pessoas, seja para ter bons momentos de lazer, para fazer viagens ou mesmo para pesca, então estamos aqui para te ensinar tudo antes desse momento.

De acordo com dados da Marinha do Brasil, o país conta hoje, por exemplo, com mais de 64 mil embarcações registradas. Somente em 2017, cerca de 50 mil habilitações de amadores foram emitidas para aqueles que desejam pilotar uma embarcação.

Antes de fazer parte desse grupo, é importante destacar que a decisão de ter um barco não é simples. Saber qual embarcação é a ideal conforme a sua necessidade é extremamente necessário para que você faça uma boa aquisição.

 

Por isso é imprescindível se informar sobre o que o mercado oferece, investimento necessário para a compra do barco e de outros itens obrigatórios.

Abaixo você conhecerá sete dicas importantes para que a compra do seu primeiro barco seja um sucesso. Fique atento às orientações e desfrute de sua embarcação sem arrependimentos.   

 

1- Defina exatamente qual o objetivo ao comprar um barco

 

Antes de comprar uma lancha ou outro tipo de embarcação, tenha em mente qual o seu objetivo. Você quer usá-la para se divertir com as amigos, para fazer pequenas ou longa viagens ou para pescar?

 

Esses dados são importantes para que vocês escolha o modelo ideal conforme a sua necessidade.

 

No caso de lazer, pense em quantas pessoas deve ter a bordo. Optar por barcos com áreas externas maiores, como o Atymar 26 com, capacidade para 12 pessoas, ou o Atymar 30, que acomoda 14 pessoas e apresenta grande espaço de circulação, é uma boa pedida.

 

Se seu objetivo é viajar, escolha embarcações com boas acomodações e também com cascos mais resistentes e motores mais potentes, como a lancha Atymar 40 HT, que acomoda 16 pessoas de dia e seis a noite em três cabines que oferecem total conforto.

 

Se a meta é pescar, pense em barcos com espaço para equipamentos e também para armazenamento dos peixes.

  

2- Saiba onde exatamente você navegará

Você pretende navegar em rios ou em mar aberto? Pretender ter uma barco cuja propulsão principal é motor ou vento? Ficará perto ou longe da costa? Essaé uma informação que está entre as principais das [7 DICAS] sobre tudo o que você deve saber antes de comprar um barco, pois não são meros detalhes e devem ser levadas em conta no momento da escolha do barco.

 

O modelo Atymar 23, por exemplo, é o mais indicado para quem pretende fazer trajetos curtos e médios em áreas de pouca profundidade, seja no mar, rio ou represa, enquanto o barco Atymar 295 é indicado para viagens mais longas, como um final de semana em locais longe da marina.

 

 3- Itens necessários para Comprar um Barco

Para navegar é preciso muito mais que o barco. Você deve estar habilitado para tal prática conforme determina a Marinha do Brasil, além de ter os itens de segurança necessários, como coletes e boias salva-vidas, âncora, bandeira nacional, luzes de navegação e artefatos pirotécnicos.

 

4 – Habilitações e Tipos de Barco

 A Marinha exige que o condutor da embarcação esteja devidamente habilitado. De acordo com o órgão, amadores devem ter a Carteira de Habilitação de Amador (CHA), sendo cadastrados nas seguintes categorias:

  • Capitão-Amador (apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa)
  • Mestre-Amador (apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, nos limites da navegação costeira),
  • Arrais-Amador (apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior),
  • Motonauta (apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior) 
  • Veleiro (apto para conduzir embarcações a vela sem propulsão).

 

A emissão da habilitação é bem simples e de responsabilidade da Capitanias dos Portos. As aulas de capacitação para os testes são realizados por escolas náuticas.    

 

5 – Valores

 O valor de uma barco varia conforme seu tamanho, potência e outros detalhes. Por isso é importante pesquisar antes que tipo de embarcação você precisa e qual o custo exato para sua aquisição.

 

 6 – Investimentos importantes na hora de comprar um barco

Para total segurança de todos que utilizarão o barco, inclua o também o custo com seguro, manutenção periódica e com a marina onde o barco ficará. Contabilize ainda a compra dos equipamentos de segurança e contração de tripulação mínima conforme o tamanho da embarcação.

 

7 – Escolha onde deixar o barco

Alguns barcos menores podem até caber em uma garagem, mas no caso de modelos maiores é preciso ter um local adequado, inclusive para manter sua embarcação em segurança.

Marinas e iates clubes recebem os barcos. Alguns locais oferecem inclusive serviços de limpeza e manutenção com o pagamento de taxas extras. Pesquise as opções existente perto de onde você pretende fazer seus passeios e viagens.