Qual é a melhor lancha para iniciantes? 

 

Finalmente você resolveu comprar seu primeiro barco, e se pergunta, “Qual é a melhor lancha para iniciantes?” Mas não sabe como escolher a melhor lancha?

Fique tranquilo — quem está começando agora no meio náutico pode ficar mesmo um pouco confuso em relação à variação e quantidade de modelos de barcos à disposição.

Não se preocupe — isso é normal, afinal, são, realmente, muitas opções e variáveis. Um bom ponto de partida é o tamanho da embarcação.

O primeiro barco não precisa ser grande! Se a navegação for em águas abrigadas (isto é, lagos, baías, rios e represas), modelos entre 18 e 24 pés são os mais indicados.

Justamente por serem mais compactos, se adequam melhor a esse tipo de espaço, são mais fáceis de conduzir e ainda têm menor custo. 

A manutenção, limpeza e armazenamento também são mais em conta do que para barcos grandes, um ponto importante a se considerar.

Afinal, um barco exige cuidados e tudo isso deverá ser levado em conta antes de adquirir o seu.

A ATYMAR 23 é uma lancha que se encaixa perfeitamente nesse caso. Acomoda até 10 pessoas e comporta um motor de popa de até 200 HP.

Já quem pretende navegar no mar, em travessias próximas da costa, pode investir em uma embarcação um pouco maior — até 30 pés é o considerado ideal pelos especialistas.

A Atymar tem quatro modelos que se encaixam nessa categoria — além da ATYMAR 23, também há a ATYMAR 26, ATYMAR 30 e ATYMAR 295. Todos são excelentes escolhas para marinheiros de primeira viagem!

Proa aberta ou cabinada?

Definido o tamanho, é hora de pensar na proa: com cabine ou sem? A resposta está no uso que você pretende fazer do barco.

Para passeios com os amigos durante o dia ou mesmo pequenas travessias noturnas, sem que haja a intenção de pernoite, a proa aberta (ou seja, sem cabine) é a mais indicada.

Barcos desse tipo oferecem mais espaço livre do que uma cabinada do mesmo tamanho e, dependendo de como foi projetado seu interior, podem acomodar até 14 pessoas.

É o caso da ATYMAR 30, que comporta um motor de popa ou centro-rabeta de até 380 hp. 

A proa aberta também é a ideal para a prática de esportes, como ski ou wakeboard, e também para quem gosta de pescar. 

Por outro lado, se há o desejo de pernoitar a bordo, busque uma lancha com cabine. Elas também são ideais para quem tem filhos ou pretende levar crianças pequenas nos passeios.

Isso porque a cabine oferece um local para descanso mais adequado aos pequenos, abrigado do sol e da água.

A ATYMAR 295 é um exemplo. A lancha acomoda até 10 pessoas de dia e quatro à noite, para dormir.

Calado

Sim, esse item muitas vezes passa despercebido mas é muito importante na hora de escolher sua primeira lancha. O calado é a parte do casco que fica submersa na água quando o barco está parado.

Dependendo dessa medida, ele será ou não adequado a navegar em águas mais rasas.

O calado da ATYMAR 30, por exemplo, é de 45 centímetros, o que permite parar em locais cujo nível de água seja acima dessa medida. 

Motor

Geralmente, lanchas de até 26 pés usam motores de popa. Ele fica na parte externa da embarcação, no espelho de popa. Ele alcança até 350 HP, dependendo de cada modelo, e é movido à gasolina.

O motor de centro-rabeta é o mais comum nas embarcações acima de 26 pés. Ele fica no porão do barco acoplado à rabeta e ao hélice. Pode desenvolver até 430 HP e é movido a gasolina ou diesel. 

Caso ainda tem dúvida de qual é a melhor lancha para iniciantes, entre em contato com um de nossos especialistas.